terça-feira, 11 de novembro de 2008

PSICOLOGIA DE GRUPO

Boa tarde Lateiros...
Peço desculpa por não ter dado noticias, mas ao longo de uma semana, tive a tirar um curso intensivo de Psicologia de grupo virado( não tanto como aquela posição entre o Diogo e o Marcial) para o desporto.
Isto resume-se a perceber e a melhorar problemas existentes num grupo, neste caso, numa equipa de futebol ,limitando assim o seu bom funcionamento e o alcance de vitórias!
Posso afirmar que esta terapia deu resultado com a minha equipa de marretas ( 2 semanas sem pagar) e os 4 mancos do FCP estão mais domesticados, integrando os treinos em conjunto.
Assim sendo, vou colocar a cada pseudo-treinador uma questão chave sobre a sua equipa, que obrigatoriamente terá que ser respondida, dado que, esta questão limita o bom funcionamento da equipa.






Carlitos- Qual é o sentimento de semana após semana estar na iminência de perder o 1º Lugar, e sem se saber bem como, no final de cada jornada continuas em primeiro?!!


Sérgio- Como te sentes por ser o treinador que menos pagou mas que ao mesmo tempo jornada após jornada estas sempre a um pintelho do 1º Lugar mas nunca chegas a sentar lá as nalgas?!

Jorge- Qual o sentimento de ter a equipa que mais pontuou nestas últimas jornadas mas tal como o mister Sérgio não consegues saborear o 1º Lugar?!

Diogo- Qual é o sentimento de um treinador que nestas últimas edições da Liga Lateitos tinha ambição e a consciência de ter uma equipa para fazer 35 a 40 pontos semanais e na presente edição não passar dos 30 pontos observando assim a queda na tabela das classificações?!

Rafael- Qual é o sentimento de um treinador que tem consciência de que tem uma boa equipa mas que se nota muito instável sendo capaz do melhor e do pior andando sempre num sobe e desce constante?!

Kravo- Qual o sentimento de um treinador estreante que após mostrar ao mundo a sua maravilhosa equipa começa a fazer fracas pontuações e a meu ver vão ter continuação?!

Oliveira- Qual o sentimento de um portista fervoroso que contem na sua dream team 4 ou 5 jogadores do FCP e é obrigado a tira-los da equipa para fazer boas pontuações?!

Joni- Qual o sentimento de um treinador que devido a uma vida de estudante muito activa vê-se obrigado a não dar grande atenção à sua equipa não conseguindo assim sair do último lugar e assim sendo gastar a semanada toda na bola?!

Carona- Como te sentes por depois de ter um início bombástico estar a descer vertiginosamente e na iminência de ser ultrapassado num curto espaço de 1ou 2 semanas por mister Ricardo?!

Marcial- Como te sentes por toda a gente estar admirada pelo facto de não estares em ultimo e seres considerado o pixota mole do grupo?!





PS- A primeira consulta é de borla as restantes irão depender do estado crítico de cada equipa!!!

6 comentários:

PJ Oliveira disse...

Sem duvida k sou um portista fervoroso; mas a minha equipa nao se resume so ao campeão... os 40milhoes nao davam pra os comprar a todos ehehehe
Mas posso dizer k as melhores pontuaçoes k tive foi km os 4 ou 5jogadores do meu grande clube..FCP, apesar de muitas vezes serem mal pontuados.Mas enfim o apito encarnado e o nosso jornal lisboeta controlam a nossa liga.
Agradeço a tua consulta de psicologia de grupo ;)mas o problema da minha equipa é mesmo Problemas fisicos; assim k estes problemas tiverem ultrapassados(brevemente)irei chegar ao topo da classificação.É o meu desejo e o dos meus jogadores; km todo o respeito pelos meus colegas de profissao.

Cumprimentos a todos os lateiros

Rafael 7 (Mourinho) disse...

Só me ocorre uma resposta: É Fodido... Pq eu até acho mesmo que fiz boas escolhas... mas agora estão a revelar-se infrutíferas... Pode ser que se componha daqui para a frente... Mas também a culpa é dos Pseudo Treinadores da Liga Sagres que não mantiveram as suas escolhas iniciais, como por Exemplo o Mister do Risco ao Meio que deixou de apostar no Djaló... E tenho acertado nos insurretos todos.. Na Jornada passada numa das minhas equipas consegui juntar o Derlei, Wender e Paiva... Foi duro... Mas na Minha equipa RS7 que é o que interessa aqui, quem me tem dado algumas alegrias são os jogadores dos clubes pequenos, e não dos 3 grandes... jogadores como Luis Aguiar, Meyong, Wesley é que têm composto a cena, pq os outros é só zeradas e pontos negativos... Na época Natalícia vou fazer um retiro espiritual com a equipa para ver se na 2ª volta há melhorias...

Sérgio Paiva disse...

Bom trabalho Ricardo!

Como vocês sabem, como pessoa sou Humilde, como treinador sou muito disciplinador e rigoroso.
Com muito trabalho estou onde estou.
Devo de ser o unico treinador a castigar os jogadores, quando jogam mal ficam no banco, não há vedetas.
Já me fodi com esta politica mas um treinador tem de ser duro.
O primeiro lugar por enquanto não é um objectivo, basta lá chegar na ultima jornada.
A nivel de dinheiro, estou tranquilo.
TRANQUILO!! Esta expressão não é minha

CC disse...

Eu já devia estar fora do primeiro lugar há muito!...
E se ainda lá continuo é porque sois todos uns nabiços...

Grilo3

Sérgio Paiva disse...

Isto está muito fraco só 4 com este 5 comentários

Miguel disse...

Para começar eu nao vou ser ultrapassado por ninguem mas sim ultrapassar, foi um inicio bom mas dpois vieram resultados menos bons e...pronto mas isto vai mudar e ja a partir desta jornada!